A Janela Indiscreta das Igrejas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012
"Haverá ocupação pior do que a ociosidade? Sim, a curiosidade inútil.” (Baltasar Gracian)

Há alguns tipos de curiosidades na vida. Uma delas é a curiosidade de descobrir algo novo para crescimento em uma área da vida o que é muito bom, pôs crescer em qualquer área nos torna seres humanos melhores. Mas a outro tipo de curiosidade que na frase acima é chamada de curiosidade inútil e é sobre esta que quero falar neste post de hoje.

O filme janela indiscreta é de 1954 e um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock, o que ele faz com a câmera é espetacular neste filme. O filme fala de um fotografo de jornal que sofre um acidente e tem que ficar em casa de repouso. Ele então começa a observar os vizinhos do prédio da frente começando, a saber, da vida de cada um deles. Quem namora quem, quem dorme tarde, quem dorme cedo, que horas saem e que horas retornam. Ele vira aquela fofoqueira de janela que sabe tudo da vida de todo mundo.

É este tipo de curiosidade inútil que às vezes acontecem em muitas igrejas por ai. Eu sei que na sua talvez não, isso acontece mais aqui na minha cidade. Certo? Onde existe aquela pessoa que sabe tudo da vida de todo mundo dentro das igrejas, ela não se preocupa se a algo para se realizar na comunidade. Ela só quer saber quem traiu quem, quem falou mal de quem, quem ta passando necessidade financeira, qual marido discutiu com a mulher, que o pastor esta vindo pregar coma mesmo terno faz um mês. Ela precisa de todas essas informações para divulgar as noticias “importantes” a todos na igreja.

No filme o jornalista acha que um homem que ele espiona por curiosidade matou uma mulher. Ele fica tão obcecado nisto que se esquece de sua vida pessoal, quase perdendo sua noiva. E muitas pessoas estão assim dentro das igrejas, estão tão preocupadas coma vida pessoal do próximo. Que se esqueceu de suas vidas. Esquecem de seus chamados, ate mesmo perdendo suas promessas e bênçãos. Porque como uma fofoqueira de janela, vive de observar e falar da vida pessoal das outras pessoas.

Rodrigo Almeida de Petrópolis Rj, colunista tambem do site Ultimato Jovem




Filme: Janela Indiscreta

Ano: 1954

Sinopse:  Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

6 comentários:

5n3v35 disse...

Isso dentro da igreja é um caos. Vou citar um tristemunho. Um pastor inventou uma amante que seu Genro não tinha e contou pra filha. Deu em divórcio. A igreja se dividiu. A parte que ficou com ele fechou pouco depois, hoje é um mercadinho. Essas janelas indiscretas dentro da igreja...

Rodrigo Almeida disse...

Fico indignado com esse tipo de coisa 5n3v35. Como a pastores deste tipo que se acham autoridade maxima sobre as pessoas e agem com mentira e fofoca pra que sua vontade seja feita. Que bom que não foi para frente.

Valcinei Xavier da Silva disse...

Otimo blog parabéns pela uso do argumentos e da palavra de Deus, jah estou seguindo.

Esse é o meu blog se quiser seguir
http://valcinei.blogspot.com.br/

Rodrigo Almeida disse...

Obrigado Valcinei. Sempre bom saber que temos falado ao coração das pessoas.

Walter Filho disse...

Paz Rodrigo,
Que complemento para a Ritinha! Ê se cai uma câmera dessas na mão de Ritinha Hell'smouth a boca do inferno! (risos!)

Realmente um dos piores males dentro da igreja hodierna, são essas janelinhas indiscretas que volta e meia persistem em sujar as paredes dos templos!

Ouvimos testemunhos de ex-assassinos, ex-ladrões, ex-drogados...que passemos a ouvir tbm testemunhos de ex-fofoqueiros,...o que tá sendo muito difícil hoje em dia!!!

God bless you!!!

"Microscopicamente falando" (João 3.30),

Pr.Walter Filho

http://blogdowaltim.blogspot.com

Rodrigo Almeida disse...

Valeu pela visita Walter. É que naverdade os ex-fofoqueiros ainda não conseguiram ser ex.

Postar um comentário