Os Cristãos e a Síndrome de Wolverine

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Com uma bilheteria de arrecadação maior do que a esperada X-Men Origens ganhou as telas de cinema deste ano, a quarta franquia de x-men conta a historia de Wolverine o baixinho invocado canadense que é o mais conhecido de todos os mutantes, famoso pelas suas garras letais e indestrutíveis.

O filme é muito bom. Para quem gosta de franquias com super-heróis é imperdível, mas o que me chamou a atenção é a guerra interna que o personagem tem entre ser um mutante animal irracional, sem princípios nenhum ou um mutante humano, cheio de ideais e objetivos. Ele vive varias cenas do filme brigando entre essas duas escolhas e isso é o que o faz parecer tanto com os cristãos.

Afinal de contas vivemos todos os dias situações em que lutamos para controlar o nosso “eu pecador” e escolher nossas decisões de acordo com o nosso “eu cristão”, essa é a nossa guerra interna controlar o “eu pecador” que quando se sobressai faz estragos como um animal, falamos o que não era para falar, agimos como não deveríamos, pensamos o que é errado,... Assim é o nosso “eu pecador” destrutivo insano não vê as conseqüências das decisões que toma.


Como wolverine briga para decidir o que ele é, brigamos para segurar o nosso “eu pecador” todos os dias e em varias situações. Precisamos aprender que nunca vamos conseguir vencê-lo sozinho, o nosso “eu pecador” é, mas forte que toda a nossa força e para isso só a um remédio.

No final do filme nos é deixado bem claro que wolverine escolheu ser um homem com princípios de racionalidade sendo assim um mutante humano, mas que às vezes é provocado pelo mutante animal que tenta se sobrepor em suas escolhas, ele continuara sempre lutando entre os dois. Para nós cristãos é diferente pos toda vez que o “eu pecador” tenta se sobressair; temos uma arma para vencê-lo que é o sacrifício de Jesus e o seu sangue derramado na cruz Cl 1.21,22 “A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis”. Este remédio torna certa a restauração de um direito estabelecido por Deus (Rm 5.1), para a remoção do “eu pecador” que caiu, inclusive, sobre os mais altos lugares, tocando a honra de Deus, e seu templo (Hb 9.23 -26); sabemos porem que é gradual a eliminação do “eu pecador” na vida do crente (1Jo 1.7-9), embora enquanto estivermos neste mundo, nunca estaremos inteiramente livres da sua influência (Rm 7.23; Gl 5.17; 1Jo 1.10).
Mas diferente de wolverine que vai viver sempre lutando para não ser um animal, para nós basta o arrependimento e a fé neste sacrifício de redenção para que o nosso “eu pecador” seja subjugado todos os dias pelo sangue do cordeiro.
Autor: Pastor Rodrigo Almeida



Wolverine


Sinopse: A Equipe X é formada apenas por mutantes, tendo fins militares. Entre seus integrantes estão Logan (Hugh Jackman), o selvagem Victor Creed (Liev Schreiber), o especialista em esgrima Wade Wilson (Ryan Reynolds), o teleportador John Wraith (Will i Am), o atirador David North (Daniel Henney), o extremamente forte Fred J. Dunes (Kevin Durand) e ainda Bradley (Dominic Monaghan), que manipula eletricidade. No comando está William Stryker (Danny Huston), que envolve alguns componentes do grupo no projeto Arma X, um experimento ultra-secreto. Entre eles está Logan, que precisa ainda lidar com o desfecho de seu romance com Raposa Prateada (Lynn Collins).

Ano: 2009

5 comentários:

Gera disse...

Olha difícil escolha, mais até agora foi a melhor. Vou te confessar eu sou um mutante talvez seja o juggernaut! Mais sempre quis ser o Magneto!

Cristina Boanerges de Jesus Fernandes disse...

Quado acho que não tem mais como vc se espelhar em algum filme do cinema secular pra trazer alguma verdade espiritual pra nossas vidas, então vc vem e surpreende....Parabéns cara...vc é demais! Deus o abençoe!

Rodrigo Almeida disse...

Obrigado Cris. Seus comentários são sempre importantes.

Jair Pereira Paim disse...

Prefiro Noturno... cairia bem melhor no texto! Wolverine nunca teve preocupações cristãs, Noturno, sim.

Madumendes Lagrota Silva disse...

Eu entendi a analogia; ela se refere a luta interior que Paulo descreve em Romanos 7.

Postar um comentário