Nem Sempre o Mas Fácil é o Melhor

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O 5x Favela - Agora por Nós Mesmos compõe-se de cinco curtas-metragens dirigidos por jovens iniciantes que moram em favelas do Rio de Janeiro. Não se deve classificá-lo como longa, da mesma forma que cinco contos reunidos não constituem um romance. Os cinco trabalhos foram a culminação de oficinas de direção e roteiro, empreendidas por coletivos como CUFA ou Nós do Morro, sob a orientação de Cacá Diegues. Este é mais um produto da Globo Filmes, o que assegurou a folgada distribuição no circuito.

Eu vou escrever sobre a primeira das 5 historias do filme, é um jovem de um caráter legal que consegue com muito esforço entrar numa faculdade de direito, assim que faz amigos um deles pede para ele arrumar droga, ele se irrita e dar a entender que nem toda pessoa que mora em comunidade meche com essas coisas ou é bandido. Só que o tempo passa e ele começa ver que na faculdade a outros gastos que ele não pode cobrir como livros e Xerox a todo o momento. Então resolve pegar drogas e revender para um colega e depois para outros, os anos passam mais um pouco e ele arruma um estágio onde recebe salário. Chega então o momento que ele toma a grande decisão deixar de vender drogas porque não precisa mais de dinheiro extra.

É um episódio polémico do filme, pois aonde vai os nossos princípios para conseguir os nossos sonhos, não quero entra nesta polémica neste texto mais falar de que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor. Temos a ideia de que pegar atalhos vai nos ajudar a vencer na vida e com isso deixamos de aprender com as experiências do caminho normal.

Eu me lembro do rebanhão que cantava “todos os caminhos levam a lugar nenhum” e é a pura verdade o mundo nos mostra vários caminhos, você pode seguir qualquer um mais o final de todos eles levam a morte, por mais fácil que pareça, por mais bacana que você ache que ele é, por mais legal que se mostre ou ate divertido não adianta o seu final é de morte. Só existe um caminho que talvez aos nossos olhos pareça difícil mais que é de esperança e vida, é o caminho que o mundo não oferece, mais vem de Deus.

Este caminho é Jesus, precisamos entender ele não é mostrado por Jesus mais Jesus é o próprio caminho, é andar sobre Jesus, este caminho nos gera grandes momentos e também experiências mais no final diferente de todos os outros ele é o único que traz uma vida eterna.

Pastor Rodrigo Almeida




5X Favela

Sinopse: Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme "Cinco Vezes Favela". Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges eram aqueles jovens que tornaram o filme um marco do cinema moderno brasileiro e um dos fundadores do Cinema Novo. Passadas quatro décadas, "Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos" reúne dessa vez jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros. O projeto apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades

Ano: 2010

6 comentários:

Valdinei Fernandes disse...

a paz do Senhor, estou aqui novamente, obrigado por nos seguir, conte com nossas orações em sua nova empreitada.
abçs.
Pb. Valdinei Fernandes

Unknown disse...

Oi, Paz...

Gostei muito do blog, ja estou seguindo, espero contar com você entre meus seguidores no meu blog.

http://tomandopossedabencao.blogspot.com

Abraços.

Diaconisa Dalva Coutinho disse...

Que maravilha esse comentário sõbre os filmes.
Tenho uma parenta que se envolveu de tal forma
com as drogas que desapareceu. pensamos que foi " queima de arquivo" Já se passaram dez anos
e foi envolvimento com a parte internacional.
Muito bacana seu comentário . Fica na paz
Irmã Dalva

Diaconisa Dalva Coutinho disse...

muito mom o blog

arlly disse...

Olá!
A paz do Senhor, gostei muito do blog. Estarei sempre por aqui.
Deus abençoe você.
Abraços
Arlly

Anônimo disse...

Ola! Muito lindo o seu blog,gosto tambem de estar por dentro de \filmes e sempre que posso ,estou assistindo....parabens pelas dicas em seu blog,ah! obrigada tambem por me seguir e tambem ja estou te seguindo,fique com Deus! abraços...

Postar um comentário